Resident Evil 6 Characters

Antes de qualquer coisa: Fiz a minha pré-venda de Resident Evil 6, mais para saber onde vai dar a história desses personagens que acompanhei por tantos anos do que pela jogabilidade ou diversão da coisa. Portanto eu vou jogar com força, sendo o jogo ruim ou não. Mas pelo que já deu pra ver pela demo, vai ser um esforço descomunal de força de vontade.

De cara o pior defeito da demo: A câmera. O campo de visão do jogador é extremamente confuso. O posicionamento da câmera não tem sentido ou padrão como era em RE5 ou 4. Às vezes ela está no centro, direita ou esquerda do personagem e isso dificulta e muito na movimentação do mesmo, o que acaba tornando uma chatice tremenda vasculhar os lugares pelos quais você passa ou até mesmo enxergar inimigos e executar os golpes corpo-a-corpo.

Outro ponto falho é o cover. A mecânica, da forma como foi implementada, não faz sentido se você já jogou algo que tenha essa opção. Jogos como Spec Ops: The Line, Max Payne e Gears fazem essa mecânica de forma simples, fácil e intuitiva – exatamente o que RE6 não consegue. Durante a campanha do Chris, se torna imprescindível o cover já que essa parte tenta emular invariavelmente Gears of War. Chega a ser irritante não conseguir atirar a partir de um cover. Aí chega um momento em que você sai do cover sem querer e toma bala de todos os lados. Isso aliado à péssima câmera deve tornar as campanhas de Redfield e Jake, filho de Wesker, muito frustrantes.

A CAPCOM parece, desesperadamente, transformar Resident Evil em um shooter para tentar conquistar mais espaço no mercado americano. Mas o curioso é que a única parte que parece funcionar é justamente a que não possui tantos elementos de jogos de tiro, a campanha de Leon. Essa parte da demo ainda segue um pouco da mecânica de RE4 e 5 que funciona bem com zumbis lentos e débeis, como devem ser, mas ainda sofre com questões de câmera. Porém, quando o jogo tenta transformar tudo em guerra como na campanha de Chris, acaba ficando irritante, frustrante e até desesperador, já que seus inimigos conseguem se mover muito mais rápido.

Não dá para saber qual versão de build da qual essa demo foi retirada, pois ainda possui muitos bugs e coisas pequenas que devem ter sido corrigidas na versão final, porém o core do jogo que é a péssima jogabilidade, dificilmente deve mudar na versão final do game.

[Trailer]

Resident Evil 6 foi lançado dia 04 de Outubro de 2012 no Brasil.