Aparentemente alguém trocou o roteiro de apresentação da Sony da E3 pela Gamescom.

Porque o que se viu na Alemanha (este blogueiro só pode acompanhar pelo twitter) foi uma apresentação digna de uma E3 que poderia ter dado o título de melhor conferência entre suas concorrentes, Nintendo e Microsoft. Não que o título valha alguma coisa, ou melhor, valha tanto quanto um título da Taça Maria Quitéria.

Tearaway PS Vita Gamescom 2012

Tearaway apresentado para o PS Vita na Gamescom 2012

O Vita, que teve um pífia aparição da E3, foi o principal destaque da apresentação mostrando que é coisa de família (PSP) a tentativa de reproduzir a experiência que se tem em uma TV de alta definição com um Playstation 3 com os seguintes anúncios:

  • Call of Duty Black Ops: Declassified – Jogo safado que mais parece um port do Wii
  • Killzone Mercenary – que parece mais bem acabado que CoD
  • Soul Sacrifice – Jogo de ação genericão que ninguém vai lembrar quando lançar
  • Tearaway – Aqui parece que o pessoal responsável por Little Big Planet parece entender que o Vita se trata de um portátil com ótimas funcionalidades que devem ser usadas para trazer experiências que só poderemos ter nele. O jogo é muito lindo e extremamente carismático. Aparentemente o Vita parece que terá um jogo que possa valer a sua compra.

Além disso foi anunciado o tal do Cross Buy – Onde o usuário que comprar Playstation All-Stars, Sly Cooper Collection e Ratchet & Clank: Qforce para Playstation 3, terá uma cópia gratuita para PS Vita. Definitivamente um excelente plano para reforçar e dar sentido a integração entre o Vita e o PS3.

Puppeteer PS3

Puppeteer para Playstation 3

Para o Playstation, surpreendemente, tivemos novas IP’s(Intellectual Property – Propriedades Intelectuais) anunciadas como:

  • Until Dwan – Um Horror Survival beeeem genérico para o uso do esquecido PS Move;
  • Rain – Jogo feito pela Sony do Japão em que um garoto invísivel ou fantasma aparece apenas durante a chuva ou quando anda sobre possas de água. Um interessante conceito que se bem aplicado dará uma interessante dinâmica ao jogo.
  • Puppeteer – Também feito pela Sony do Japão, esse teatro de marionetes lembra bastante Little Big Planet porém, para esse blogueiro, com muito mais carisma e uma arte visualmente mais atrativa que o jogo do Sackboy.
  • The Last of US e o Smash Bros. da Sony também apareceram na conferência. O primeiro com o um trailer com novas cenas e o segundo confirmando a presença do novo Dante e do Sackboy no jogo.

A Sony tomou a medida correta em ir na contramão da Nintendo e Microsoft que decidiram não participar da Gamescom. Surpreendeu ao mostrar novos jogos com conceitos promissores e por também lembrar que ela mesma tem um portátil, que apesar de Tearaway e dos Cross Buy ainda está dando soco em ponta de faca com sua ideologia de videogames de bolso.

Todos os trailers desses jogos, você confere em nosso megapost da Gamescom.