Quem já jogou algum game da Atlus vai reconhecer logo o estilo do game. Gráficos bem interessantes num estilo anime, puzzles inteligentes e difíceis e trilha sonora incofundível fazem de Catherine um jogo bem diferente dos AAA por aí.

Catherine

Catherine vai mexer com seus sonhos!

Catherine é um Adventure / Puzzle  Game, tem uma temática bastante voltada para o publico Adulto, e explora bastante as questões do relacionamento e da vida adulta.

Catherine - Katherine

Katherine

Você controla o protagonista Vincent, que é só um cara normal de 32 anos que namora uma garota (Katherine) a 5 anos. Apesar de amar sua namorada, Vincent leva a vida tranquilo sem muita responsabilidade com seu trabalho ou com sua vida. Já sua namorada é bem sucedida profissionalmente e deseja saber qual é o rumo daquele relacionamento.

É após esses questionamentos que Vincent entra no mundo dos sonhos noite após noite, e é nisso que é focado grande parte do game, os Puzzles. Não é muito complicado entender como eles funcionam uma vez seguindo os tutoriais do game, mas basicamente consiste em subir uma torre de blocos, 1 por vez, até chegar no topo. Como, nem sempre o caminho está livre, é necessário puxar, empurrar, se pendurar nas bordas para ir criando caminho para alcançar o topo e voltar para o mundo real.

Após a primeira noite de sonho, Vincent conhece Catherine, uma garota bem mais nova, atraente e em roupas provocantes que acaba mexendo com sua cabeça e tornando os sonhos piores ainda.

Catherine Sensual

Catherine e sua roupinha do dia-a-dia.

O game é dividido em jogabilidades diferentes durante o período que o protagonista está acordado e quando ele está dormindo. Quando Vincent está acordado ele fica num bar, bebendo com amigos, interagindo com os frequentadores, jogando fliperama, assistindo TV. Já quando o dia acaba e ele retorna para casa começam os períodos de pesadelos, aí começam os Puzzles.

O game ainda tem uma barra de Karma, que ela vai para o lado vermelho (que tem um diabinho) e o lado azul ( um anjinho) de acordo com as suas escolhas e com quem você fala durante o período que você está no bar e entre as fases dos pesadelos. E aí está a parte mais interessante do jogo, eles vão definir as ações do personagem em várias situações inclusive nos final (que são 8 diferentes).

Boa parte do seu relacionamento com as 2 garotas é feito pelo celular de Vincent enquanto está no bar. A qualquer momento você pode pegar o celular e checar as mensagens que chegam enquanto você conversa com as pessoas ou mesmo anda pelo bar, e é possível responde-las de acordo com o que você acha mais correto. As mensagens são pré-definidas por linha, e é possível escolhe-las para mandar uma mensagem mais carinhosa por exemplo, ou uma mais rude.

Catherine - Vincent no Bar

Vincent no Bar

O game passa uma importante mensagem para todas as pessoas que, estão ou já passaram por um relacionamento, como: comprometimento, relacionamento, sexo, casamento e vários outros questionamentos que passam pela cabeça de um adulto.

Eu simpatizei bastante com o personagem, não só por ele ser carismático, mas por dividir  com ele diversos dilemas e questionamentos que aparecem num relacionamento de bastante tempo, e tentei levar ele para o caminho que eu julgava mais certo pra mim. Mas em nenhum momento o game te força a isso, “Não há caminho certo ou errado para o topo” diz um dos personagens, e é assim que acho que o game deve ser jogado, com sinceridade.

Catherine Capa PS3/Xbox 360

Capas das Versões de PS3 e Xbox360

Recomendo a todos que joguem esse excelente game, é menos “forte” do que parece nas imagens e no trailer. Tem todo uma pegada da sensualidade feminina, mas você não vai encontrar nada de cenas nudes nele por exemplo, só roupas curtas, decotes, relances e sombras. E se ainda não estiver convencido, ouça o podcast dos amigos do Super Controle Podcast sobre Catherine, que vai te convencer de vez!

Trailer americano:

[+ INFO]

  • Game: Catherine
  • Desenvolvedor: Persona Team / Atlus
  • Lançamento: 17/02/2011 (Japão), 26/07/2011 (America)
  • Plataformas: Playstation 3 e Xbox 360
  • Produtor: Shoji Meguro
  • Designer: Shigenori Soejima (Character Designer)
  • Compositor: Shoji Meguro
  • Compre: Catherine para Xbox 360 ou para PS3
Galeria de imagens: