A Konami publicou no último dia 31 um vídeo que mostra o game play de PES 2013, no qual Masuda Kei, Gerente de Desenvolvimento do PES, comenta sobre os novos recursos do próximo título da série.

Pro Evolution Soccer (PES) 2013

Segundo Masuda, a empresa focou seus esforços em melhorar as qualidades individuais de jogadores, que eles chamam de PlayerID, bem como tentar dar ao gamer o total controle de bola.

Cristiano Ronaldo, por exemplo, que será capa do jogo, teve seus movimentos reais digitalmente reproduzidos em seu modelo virtual. Como a EA já fez com outros boleiros há alguns anos, para o FIFA.

Kei cita que a inteligência artificial foi balanceada nos processos automáticos de defesa, e que novas animações e reações dos goleiros foram criadas.

Até a MyPES, rede social exclusiva para fãs deste jogo, recebeu melhorias, numa tentativa de fortificar a comunidade destes jogadores.

Ainda assim, as principais mudanças em PES 2013 estão em recursos que o FIFA já possui há pelo menos uma temporada.

É o caso do controle refinado da bola, tanto em movimento, quanto parado: possibilidade de embaixadas, de levantar pra dar chapéu, domínio de bola durante dribles, funções que já existem no título da EA há várias edições.

Outro ponto chamou muito a atenção, pois parece ser uma cópia do novo sistema de defesa do FIFA, o Tatical Defending. No PES 2013 ele será chamado de Response Devender, que também permite ao jogador apenas cercar o adversário e esperar o momento certo pra dar o bote e tentar tomar a bola, bem como chamar um companheiro de time para fazer a cobertura.

A impressão que fica é que a Konami jogou a toalha e vai tentar copiar tudo o que puder do FIFA, numa tentativa meio desesperada de tentar se aproximar da qualidade do concorrente, deixando pra trás esse estigma de Arcade x Simulador e tentar fazer páreo nessa disputa de jogos de futebol.

Se os desenvolvedores da EA forem inteligentes, esta tende a ser uma disputa na qual a empresa sempre estará um passo a frente, pois a Konami irá perder um bom tempo copiando, ao invés de criar.

Nada se cria, tudo se copia, diz o ditado. FIFA mais uma vez à frente no placar, e tem a vantagem do empate no jogo de volta.

Pro Evolution Soccer 2013 sairá para Xbox 360, Playstation 3, PC, Playstation 2, PSP e Nintendo 3DS e está previsto para o segundo semestre de 2012.