Joguei a demo disponível na PSN de “I Am Alive” e senti que esse game expressa o verdadeiro significado do que é survivor.

Logo de I Am Alive

O game começa com Adam chegando a sua cidade, Haventon, indo em direção eu seu antigo apartamento. O cenário todo é de pura destruição, carros quebrados, prédios caídos e com muitos obstáculos à frente. Adam tem que escalar colunas, pular buracos, atravessar cabos de aço e etc, no “melhor” estilo parkur de outras dezenas de jogos que vemos por aí.

i am alive screenshot level9

Passados os obstáculos, começamos a ter um primeiro contato com pessoas, e é aí que o jogo traz a melhor parte. Todo mundo nessa cidade está tentando sobreviver da maneira que dá, como num cenário pós apocalíptico que lembra bastante o primeiro filme do MadMax, a comida, água e outros itens básicos de sobrevivência são bastante escassos.

I Am Alive - PSN e XBla

Imagine que o mundo está no meio de um holocausto, você não vai achar dando sopa por aí centenas de balas de rifles, armas de todos os calibres, medkit e outros tantos itens  que vemos em jogos de Adventures.

I Am Alive XBLA e PSN level99

Mas é possível, apenas com uma arma na mão e sem balas, aponta-la na cabeça do inimigo e persuadi-lo a se render e entregar o que tem, se aproximar sorrateiramente e roubar as pessoas, ou esfaquear um inimigo quando ele estiver distraído.

Tudo isso faz parte de um universo bem realista de situações e reações dos personagens, mas não é um jogo perfeito, longe disso. O processo de construção do game sofreu muitas perdas, atrasos e trocas de mão desde de seu anúncio e primeiro trailer que saiu na E3:

Trailer da E3

 

Em 2010 foi revelado que o jogo que inicialmente iria ser feito pela Darkworks passou para as mãos da Ubisoft Shanghai, e que o jogo ia ganhar uma “repaginada”. O que fez sofrer novos atrasos e mudanças conceituais, fora a mudança do próprio protagonista que ganhou um “ar oriental”.

Sinopse:
“Um ano após o Evento, um cataclísmico mundial que dizimou quase toda a civilização humana, um homem luta pela sobrevivência numa cidade desolada, enquanto ele tenta se reunir com sua esposa e filha há muito tempo perdidas”.

No final das contas, as minhas impressões foram que o jogo tem gráficos medianos, me lembra jogos de Playstation 2, e mecânica muito ruim para escalada e passagem por obstáculos (uma vez que você joga Uncharted e Assassin’s Creed  não dá para tolerar mecânicas desse tipo ruins), fora a mecânica de combate que é BEM travada.

Mesmo tendo todos esses prós, a demo me animou com a trama e como as pessoas reagem nesse mundo pós apocalíptico. E sendo um jogo de XBLA/PSN o valor não é de um jogo full, sai US$ 15, preço mais que justo.

[+ INFO]

  • I Am Alive
  • Desenvolvido: Darkworks (2008-2010) e Ubisoft Shanghai (2010 – lançamento)
  • Distribuidora: Ubisoft
  • Plataformas: Xbox 360 (XBLA) e PlayStation 3 (PSN)
  • Lançamento: XBLA – 7 Março de 2012 e PSN – 4 Abril 2012