Um dos jogos mais belos do Playstation 3. Uma viagem em busca da luz. A jornada silenciosa da amizade.

São essas as palavras que saem quando quero descrever rapidamente o que é Journey para as pessoas. Mas ele não é só isso!

Journey Logo

Journey na verdade é um jogo exclusivo da PSN feito pela thatgamecompany, a mesma do Flower e Flow.

Journey é exatamente o que a tradução do nome propõe, uma jornada, uma jornada para um lugar no horizonte, uma luz no horizonte.

A medida que você anda por cenários minimalistas belíssimos é possível ver a luz que corta os céus saindo topo de uma montanha que a princípio se encontra extremamente longe. E de cara, a única coisa que você pensa é: “Preciso chegar lá”.

Journey visão da montanha

O Game não tem falas, tampouco  textos explicativos. Tudo em Journey é explicado através de gestos de um personagem sem braços, expressões apenas com os olhos (que são só dois pontos brilhantes num fundo escuro) e uma espécie de hieróglifos nas paredes dos cenários desérticos.

Journey imagem grande

No início você vê uma luz caindo no deserto e no momento seguinte você está sentado. Você é uma criatura sem braços usando um manto marrom no meio do deserto.

Depois de aprender os comandos básicos, são apenas: Pulo e usar o “grito” que nada mais é que um som baixo emitido pelo seu personagem onde um circulo de energia aparece ao seu redor atraíndo criaturas e interagindo com o seus “amigos” de viagem.

http://www.youtube.com/watch?v=NpLyfeYwOow

Journey se faz necessário de uma conexão de internet, pois jogando sem acesso à rede você perderá metade da experiência do game.

Após passar a sequência do tutorial, normalmente alguém vai se juntar a você. Esse alguém é um anônimo que está na mesma fase que a sua, nada do usuário dele da PSN é mostrado, mantendo assim uma espécie de anonimato e é aí que a experiência do jogo fica mais interessante.

Journey Pontes

Depois alguns momentos jogando com esse anônimo, você começa a se referir a ele como “amigo”, já que não sabe o nome dele, e acaba se importando com ele e a manter uma espécie de comunição mesmo o seu personagem emitindo apenas um único som. Acredito que isso que seja da própria condição humana, achar uma forma de comunicação após alguns momentos andando ao lado de um companheiro.

Aliada a toda essa experiência inovadora, temos gráficos bélissimos cheio de detalhes, e uma música que te põe tão dentro do jogo que você começa a se compadecer do personagem e de seu amigo.

A dica que eu dou é tentar jogar o game do início ao fim sem parar, pois 2 horas são sulficientes e você não perde nada do ritmo do jogo e também não larga seu companheiro “na mão”.

+ INFO

Journey
– Plataforma: PSN
– Lançamento: 13 de Março de 2012
– Desenvolvedora: thatgamecompany