Que tal unir o útil ao agradável? Fazer exercícios enquanto se joga um game? Essa é a proposta de vários jogos fitness que surgiram na atual geração de consoles. Um deles, é o UFC Personal Trainer.

Ao contrário do que muitos podem pensar, não se trata de um jogo onde você pode cair na porrada com Anderson Silva e tantos outros astros do Ultimate Fighting, mas sim de realizar os exercícios que em teoria são executados por esses lutadores em treinos diários.

E é pensando nisso, que eu (também conhecido como cobaia), lancei um desafio a mim mesmo para saber o quanto de benefícios esses exercícios podem trazer a uma pessoa normal, sem pretenções de se tornar uma estrela da luta livre, com 25 anos de sedentarismo nas costas.

challenge acceptedA idéia aqui não é fazer uma análise, isso porque os caras do NintendoBlast já fizeram uma bem completa contando todos os defeitos e qualidades do game. O que farei aqui é me submeter a um treinamento de 30 dias que é proposto pelo game e analisar dia a dia as possíveis melhoras que obtive nesse período.

A versão que vou jogar/treinar é de Nintendo Wii. Para tanto é necessário ter um strap onde você posiciona o wiimote na sua perna para ele captar os movimentos dos membros inferiores. Para o PS3 deve funcionar da mesma forma e para o Kinect(Xbox 360) não são necessários acessórios. Vamos lá:
Avaliação Física: Begginer

O que mais poderia se esperar quando não se faz NENHUM tipo de exercício e se trabalha sentado o dia inteiro?
Antes de começar a avaliação, informei meus dados:25 anos, 66 Kg e 1,69m de altura.
A seguir fiz uma série de 3 exercícios: Abdominal, Flexão e Polichinelo. Nesse momento você deve fazer o máximo possível que o seu corpo aguentar para que ele possa te classificar. Meus resultados foram os seguintes:

Abdominal: 20
Flexão: 10
Polichinelo: 24

E logo após, quase caí duro de tando esforço, cansaço e músculos queimando.

UFC 2012

Programa de Treinamento: Resistência Física

Não contente por quase desmaiar após a avaliação, resolvi encarar o programa de treinamento que escolhi pelos próximos 30 dias: Resistência Física. Para ganhar condicionamento, melhorar a respiração e conseguir correr sem esperar que o coração saia pela boca a qualquer momento.

A primeira seção é SEMPRE a mais difícil, a mais dolorosa. Foram 19 séries de exercícios, refeitos entre 6 diferentes: Flexões, uma seções de socos(jabs e diretos alternados), dois tipos de exercícios para trabalhar a flexibilidade e resistência das pernas e dois exercícios com os braços para trabalhar a respiração e o trapézio.

Sem detalhar muito bem os exercícios, mesmo porque não sou profundo conhecedor dos mesmos ou até mesmo conheço seu nomes oficiais, todos exigem um bom esforço. O pior de todos, sem dúvidas, é a Flexão. Fazer mais de 10 é realmente um grande desafio. Chegando na 6ª, os músculos começam a tremer e a queimar com mais intensidade, e você vai perdendo a força até se jogar no chão após alcançar a décima.

O problema é repetir o exercício mais para frente da série. Meu braços não aguentavam mais, e já estavam totalmente esgotados. Mas mesmo assim segui em frente, porque fuciona assim: No Pain, No Gain.

Um detalhe um importante: Não faça os exercícios de barriga vazia. Coma alguma fruta antes, e beba líquidos antes, durante e depois dos exercícios, pois se não estiver acostumado, vais suar e MUITO então é importante estar sempre hidratado. O bonitão aqui não fez nenhuma das coisas aí e quase passou mal de tanto suar e de barriga vazia. Então fiquem atentos à essas dicas!

UFC 2012

Alimentação: O básico sem porcarias

Acredito que boa parte dos resultados também provém da sua alimentação. Independente se você quer perder peso, ganhar força ou melhorar a sua resistência física.

Eu não sou nutricionista e nem sei também as propriedades calóricas de cada alimento. O que eu faço é seguir o bom senso do que já ouvi em Globo Reporteres da vida:

- Comer de 3 em 3 Horas(Frutas, Bolachas Integrais, Iogurte).
– Substituir a carne vemelha por peixe ou filé de frango.
– Diminuir o arroz e feijão e aumentar a salada(Aqui é qualquer tipo de salada. Mesmo porque tem dietas que pedem para você comer saladas que você nunca ouviu falar na vida e só restaurantes mais finos tem. Então uma alface, beterraba, cenoura, tomate e até um milho, acredito que seja o bastante).
– Cortar o refrigerante e substituir por sucos naturais.
– Doces apenas uma ou duas vezes por semana.

Essa com certeza é uma das partes mais complicadas, mas é importante ter disciplina para se alcançar algum resultado.

Eu não chamaria isso de dieta. Mas é uma questão de comer bem e melhor. É claro que se pode comer uma carne vermelha ou uma besteira de vez em quanto, mas nunca é bom exagerar.

O que eu propus aqui é um só uma forma de se comer melhor que eu julgo ser o certo, mas para a opção totalmente correta, consulte um profissional da área e não um blogueiro de games.

Bom pessoal, por enquanto é isso. O primeiro dia é sempre o pior como já disse. É o mais puxado justamente porque você não está acostumado. Vai acordar no dia seguinte e vai perceber que até para respirar, seus músculos doem. Mas isso é um bom sinal de que você está mexendo o seu traseiro e fazendo algo bom por você: Exercícios Físicos. Agora vamos para o segundo dia de treinamentos, com o plus de estar todo dolorido!

Até o dia 2!