Já havia lido a respeito sobre Plants Vs Zombies pelas internerds e confesso que subestimei o game ao julga-lo como mais um simples joguete casual. Ledo e terrível engano. Baixei a demo fo game pela LIVE do Xbox360 e simplemente não consegui parar de jogar o primeiro capítulo, o que me fez adquirir o game completo para PC, ficar maluco de tanto jogar e escrever o porquê gostei tanto.

Plants vs Zombies, produzido pela PopCap Games, é do gênero defense tower onde o jogador deve espalhar unidades de defesa através de um determinado ‘campo de batalha’ impedindo que os inimigos atravessem o campo. No game você deve se utilizar de plantas carnívoras e cogumentos venenosos entre outros, plantando-os no seu jardim para impedir que uma horda de Zumbis(YES!) invada a sua casa.

Plants-Vs-Zombies-2

Como em todo defense tower você deve arrecadar ‘fundos’ para aumentar o seu arsenal de armas, no caso plantas, para enfrentar o mais variados tipos de zumbis. Esses Plants-Vs-Zombies-Capa‘fundos’ em Plants Vs Zombies são raios solares que você deve captar utilizando os girassóis para montar a sua linha de frente com plantas-armas e outros ‘armamentos’ tem possuem raízes com a terra e estão ligados com a jardinagem. Mas essa situação se dá apenas durante o dia. A noite os raios solares quase não existem e você deve utilizar cogumelos venenosos e ‘solares‘ para se proteger e criar os raios necessários para montar o seu exército.

O game agrada dos mais hardcores-gamers aos, e principalmente, casual-gamers pelo bom humor do visual cartunesco que traz diversos tipos de zumbis: cidadãos comuns, jogadores de futebol americano, fazendeiros com tratores, atletas e até o próprio Michael Jackson que chega a invocar dançarinos mortos-vivos com o seu mini-show durante a invasão. Mas infelizmente o personagem foi removido em função da morte do cantor em versãos seguintes do game(Ahhh o politicamente correto!).

Plants-Vs-Zombies-1

Plants vs Zombies foi aclamado pela crítica de sites especializados como IGN(9), Edge(9) e Eurogamer(9) sendo indicado ao Melhor Game Casual do Ano de 2009 pela Academia de Ciências e Artes Interativas e Melhor Game Design, Inovação e Melhor Game de Download pelo Game Developers Choice Awards

Viciante, como todo bom defense tower é, Plants vs Zombies é melhor simplesmente por podermos destruir, esmagar e explodir zumbis com todos os aparatos que um jardim(!!!) pode nos oferecer. O game não cai na mesmice, inovando a forma de jogar a cada capítulo com a adição de novos itens, campos e inimigos, forçando o jogador a pensar em estratégias diferentes a serem usadas de acordo com a situação, até o fim do jogo. É definitivamente o melhor game casual do ano de 2009, pelo menos pra mim o de 2010 também, já que só joguei o game esse ano. Afinal eu consigo proteger a minha casa e meu jardim de uma invasão de zumbis, e você? Consegue livrar aquela sua fazenda miserável do farmville de uma invasão de mortos-vivos? ………………Não? Foi o que pensei.

Agora, ao que interessa. O jogo pode ser adquirido pelo Steam por $10 doletas para Windows e Mac OSX. Xbox360(Live) e NintendoDS também ganharam uma versão. Se você está interessado, pode visitar o site da PopCap Games e jogar uma versão trial do game.