Redes Sociais

Eu estou realmente cansada de lidar com pessoas que desconhecem certos códigos de conduta na rede. A web não é terra de ninguém, tá? Sabe o discurso da professorinha para o aluno?

“João, você é mal educado com seus pais?”

“Não, professora”

“Então porque você é mal educado com seus amiguinhos?”

“……………..” [João bugando com a moral da história]

Não entendeu a moral? A web é uma extensão de quem você é fora dela, okay?

Sendo assim, vou falar de pontos que considero fundamentais para um bom convívio, entendimento, simpatia e educação na rede, vou citar os mais comuns e que mais me irritam.

Msn, Gtalk e afins.

Quando você vai falar com alguém na rua, na chuva, na fazenda ou na casinha de sapê, o que você faz, honey? “Oi, tudo bem?/ E aí beleza?” Porque como já dizia a letra da Caboclada, “o cumprimento é uma questão de nobreza”, portanto, sejamos nobres, dar “Oi” não mata.
O mesmo vale para despedidas. Você costuma largar a pessoa que está conversando e simplesmente sair andando no meio de uma conversa? Não, né? A falta de educação é igual, seja pessoalmente ou virtualmente. Se despeça, você sobrevive a esta experiência.

Não use tantos emoticons, aprenda a usar palavras, é uma forma antiga de comunicação, mas muito eficaz.

Cuidado com o Caps, ele pode ofender. Eu me ofendo. Não entendeu? Então vou exemplificar, imagine alguém mandando isso para você:
Porque você não me disse?

Agora imagine assim:
PORQUE VOCÊ NÃO ME DISSE?

Pegou a diferença? O Caps Lock devia chamar Scream Lock, use com moderação.

E-mails

Tem dois tipos de e-mails: formais e informais.
Nos formais você escreve tudo por extenso, bonito, caixa alta e baixa, não dá risadas [hahaha, kkkk, hehehe, hihihi, aushaushsahauhs, rs e risos], enfim, é educado como sua mãe ensinou e escreve como aprendeu na escola.

Nos informais você pode dar risada, usar caixa baixa e abreviar, mas não a ponto de não ser entendido, ok? Por exemplo, abreviação de você é “vc” e não o deturpado “vs”! Vs é Versus! Nesse caso, você vs a Língua Portuguesa.

Se usa e-mail corporativo, cuidado dobrado. Fique atento para quem você passa o contato e, se alguém te passou um e-mail assim, tenha bom senso também. Não mande coisas imbecis além da conta, seja sucinto e evite exageros, muitas empresas usam filtros nos e-mails e têm acesso a todo conteúdo recebido, entendeu a dica, né? Não envie as fotos da Sabrina Sato pelada para uma conta assim, entre outras coisas.

Não mande apresentações em PPT, pelo menos não para meu e-mail, juro que te coloco em uma lista negra. É a coisa mais irritante do mundo porque, honestamente, quem gosta de ficar na frente do computador vendo cachorros e gatos com frases como “A diferença une”? Eu é que não gosto e se você aprecia tal coisa, bom, possivelmente não é amigo meu.

Redes sociais

Ainda há pessoas que insistem no “fã de restart way of life” e xinga muito no Twitter, Facebook, Orkut e derivados. Claro que nunca xingam coisas abstratas, sempre é tudo devidamente endereçado a alguém e facilmente rastreado, normalmente pelo seu chefe, colega de trabalho e por aí vai, porque a ironia é irmã da web, tá? E a primeira pessoa a ver a gafe, nunca será um amigo bondoso disposto a te avisar e te poupar dos micos cibernéticos, será sempre o oposto imediato.

No demais me nego a falar das fotos, da exposição desnecessária e perigos que isso pode trazer porque, de verdade? Não sabe lidar com a web, vai aprender então perdendo um rim [embora eu preferisse que algumas pessoas perdessem apenas o acesso à internet].

Talvez esse seja um tutorial de como me agradar, pessoas interessadas em me agradar, é só seguirem esses passos [sou só um pouco arrogante, eu sei, mas tenho bom coração], mas acredito mesmo que o que escrevi pode contribuir para um mundo virtual melhor [esse é o máximo do espírito de Miss Universo que vive dentro de mim, porque eu não quero a tal da World Peace, tá?].

Beijo e até a próxima [me despedi e ainda estou viva, viu só? It´s so easy, baby]

*O título foi inspirado pelo meu queridinho Nick Hornby, no livro Como ser legal, de 2001.