3 amigos no começo da adolescência descobrem que tem poderes e vivem em um mundo fantástico, cheio de criaturas místicas e heróis.

Não, isso não é Harry Potter, mas o roteiro segue a mesma fórmula que deu, e dá, muito certo até hoje.

Se você já está achando que Percy Jackson e os Olimpianos é uma cópia, você está muito enganado. Essa mesma fórmula é usada em muitos filmes,  livros, anime e desenhos, e o fato de Rick Riordan ter usado essa fórmula com tanta maestria, só dá mais créditos a ele.

Percy Jackson e os Olimpianos: O ladrão de Raios

Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios

Em primeiro lugar, se você viu o filme e acha que o livro é “só” isso está muito enganado. O mundo que Riordan criou é muito mais complexo e convincente, sim, convincente, mais que até Harry Potter.

A fórmula dos 3 amigos está lá nesse livro. O principal, Percy Jackson, que tem um destino quase que certo, tem problemas, é disléxico, tem déficit de atenção e é hiperativo, a diferença dele e os outros iguais a ele é… nenhuma, todos tem os mesmos conflitos e características.

O Ladrão de Raios é o primeiro da série de 5 livros “Percy Jackson e os Olimpianos“. Ele foi lançado nos Estados Unidos em 21 de Julho de 2005 e no Brasil em 21 de Novembro de 2008. Para você ter uma ideia, segue o resumo, retirado do site oficial brasileiro de Percy Jackson:

Os deuses do Olimpo continuam vivos, em pleno século XXI! Eles ainda se apaixonam por mortais e têm filhos que podem se tornar grandes heróis, mas que acabam, na maioria das vezes, encontrando destinos terríveis nas garras de monstros sem coração.

Apenas alguns descobrem sua identidade e conseguem chegar à Colina Meio-Sangue, um acampamento de verão em Long Island dedicado ao treinamento de jovens semideuses. Essa é a revelação que leva Percy Jackson a uma incrível busca para ajudar seu verdadeiro pai – o deus dos mares! -, a evitar uma guerra no Olimpo.

Com a ajuda do sátiro Grover e de Annabeth, uma filha de Atena, Percy é encarregado de cruzar os Estados Unidos para capturar o ladrão que roubou a mais poderosa arma de destruição já concebida: o raio mestre de Zeus.
No caminho, eles enfrentam uma horda de inimigos mitológicos determinados a detê-los. Em meio aos perigos dessa jornada, Percy precisa confrontar um pai que ele não conhece e se precaver de uma cruel traição.

O resumo dá para ter uma boa ideia do que você vai encontrar no livro, o ritmo é desenfreado e a leitura é muito dinâmica e com uma linguagem muito fácil de entender.

Se você gosta e conhece de mitologia grega vai adorar o livro. Existem tantas referências quanto possível e no momento que uma aventura começa já é possível descobrir qual monstro ou história mitológica ela se refere.

Se você não entende tanto assim de mitologia e quer aprender o livro também é uma ótima pedida, pois nosso protagonista Perseus Jackson(sim tem o mesmo nome da lenda de Perseu) é meio ‘esquecido’ e não lembra tanto assim de História Grega e se põe na visão do leitor que também não sabe.

Bom, se você procura uma boa aventura desprenteciosa mas que renda muitas páginas de diversão, recomendo que leiam todos os livros. Além de um ótimo passatempo é cheio de história e mitologia grega. Vale a pena!

A série conta com 4 livros já publicados (O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do TitãA Batalha do Labirinto) além d‘O Último Olimpiano, que está previsto para a primeira quinzena de agosto.

O livro ainda baseou um filme para os cinemas, com o mesmo título, mas esse é um assunto para outro post.

[+INFO]
Nome: Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios
Tradução: Ricardo Gouveia
Páginas: 400
Formato: 14x21cm
ISBN 978-85-98078-39-7

Compre:
Livros Percy Jackson e os olimpianos

Se interessou? Leia o PDF do primeiro capítulo do livro no site oficial ou aqui: http://www.percyjackson.com.br/downloads/cap1_ladrao.pdf