Um texto de minha autoria do meu antigo blog. Mas em época de Anime Friends é sempre bom relembrar os defeitos do evento.

A primeira vez que coloquei os pés em um evento de anime foi em 2005 no Anime Friends, evento realizado desde 2003 pela Yamato Eventos, considerado como o maior evento de animes da America Latina, título que vamos combinar não quer dizer muita coisa. O local estava cheio de amantes de animes, cultura japonesa, games, cosplayers tudo regado a muito mupy como tem que ser. Achei aquilo tudo o máximo, como ver Zelda andando a 1 metro de distância, e do outro lado da rua uma luta entre Sauron e Cloud que criava toda uma atmosfera em torno no evento que ainda tinha bandas de JRock como grandes atrações.

Mas hoje as coisas não param por aí. Infelizmente. A grande questão aqui é o crescimento e banalização do evento.

anime friends

Um ingresso hoje para o Anime Friends custa assaltantes 50 reais. Valor que não paga mais o prazer e divertimento da feira. Divertimento que foi trocado por horas de sofrimento em filas para entrada, sem contar as horas perdidas no caminho para a chegada ao local, que hoje é realizado no Espaço Mart Center. Mesmo morando perto de qualquer metrô, da estação Santana você ainda deve pegar mais um ônibus para o local do evento. Ou seja, no meu caso que moro no ABC paulista é mais uma epopéia.
Eu era bem ao favor de elevarem o preço do ingresso para dar uma filtrada nos tipos de pessoas que começaram a frequentar o evento. Atenção, não seja idiota a ponto de achar que eu estou sendo preconceituoso, mas o fato é que existem lugares e lugares para certos tipos de pessoas. Basta você dar uma olhada na fila que deve entender o que eu falo.

É possível perceber quem está lá só para zonear, pra se exibir e hoje em minoria, para realmente aproveitar o evento e ver o desfile de cosplayers e preços mais baratos de produtos. Meu amigo que não curte anime acha realmente que é um freak show exibicionista de sadomasoquismo e derivados. E tem como culpar ele por dizer isso, quando você vê um sujeito magrelo fantasiado de garota sado de couro na garupa de um gordo escroto cheio de espinhas completando o figurino!? Me fala como eu vou questionar o meu amigo!?

Os Staff são um show à parte. Eles servem como ótimo sinalizadores de NADA. São, em sua maioria, arrogantes, mal-educados e parecem estar ali por obrigação quando na verdade, observe a contradição, se inscreveram volutariamente para ficar o dia inteiro em pé, na teoria, organizando filas, orientando e informando as pessoas e os imbecis parecem que não sabem disso, pois cara de satisfação deles por estarem ali é deprimente. Alguém deve avisar à esses cretinos que eles estão lidando com o público e por obrigação ou não você deve tratá-lo com o mínimo de gentileza. Veja bem não estou pedindo para morrerem de alegria, pois sei como é lidar com público, tem muita topeira e imbecil por aí, mas o fato de você não estar ganhando para estar ali não é justificativa para sua cara de múmia arrogante voluntária.

O que você espera ver em um evento de animes? Animes, mangás, games, cosplayers e até hqs certo? Sim, mas além disso você ainda leva inteiramente grátis, um desfile de carros tunados no pior estilo de Velozes e Furiosos. Não me entenda mal, não estou criticando quem gosta ou desgosta, o fato é que  não se mistura água com óleo na tentativa de trazer mais público para o evento, a partir daí você perde o foco do real objetivo que é socializar os otakus que ficam escondidos em seus quartos e só saem apenas em eventos como esse e ainda torcendo para o sol não se manifestar, porque no final das contas como esse nerd japonês vai conviver socialmente com aquele bomber que adora um carro tunado? Óbvio, cada regra – sua maldita exceção, mas na minha visão esse tipo de integração não pode dar certo, não condiz com o ambiente!

É fato que hoje os animes chegam muito mais rápido ao público pela internet banda larga que cada vez mais se populariza e também pelos cretinos que baixam e vendem os animes ilegalmente nos eventos e lojas próprias. Os mangás nunca estiveram tão em alta nas editoras, com novos lançamentos praticamente todo mês. Mas definitivamente o anime friends(não apenas ele, mas por ser o maior expoente), não cresce em qualidade e no mesmo ritmo. Hoje você paga mais caro, vai mais longe, tem atrações sem nexo com o evento, e o conteúdo padrão permance lá, sem inovações do contexto e sem grandes atrações. A conclusão que chego é que vale mais a pena ficar em casa assistindo cosplayers pelo youtube e esperando alguma promoção de site para comprar os mangás porque a dor de cabeça não paga mais esses eventos de animes mal-organizados.